PREOCUPEI-ME DEMAIS!!!

…FORÇA DE EXPRESSÃO…

Gustavo Wiering
4 min readSep 15, 2022

– Nossa, que bom te ver!!! Fiquei super preocupada que não veio ao trabalho nos últimos dois dias… Aconteceu alguma coisa? Tá tudo bem?

– Nada… Emendei o feriado. Mas por que não me telefonaram? Teriam se despreocupado…

– Ah… nem pensei…

– Cara, souberam do Leleco? Tá zuado! Galera falando que tá doidão direto. Preocupante a situação!

– Ouvi sim… parece que o Miguel tem estado com ele vez ou outra… será que tá nessa?

– Diga-me com quem andas…

– Ah!! Olha o Miguel chegando ali…

– Fala Miguel, beleza?

– Opa! Suave!

– Ow? Tem visto o Leleco?

– Ouvi que tá zuado…

– Ahhh… como o povo fala por aí…

– Nada… ficamos foi muito preocupados…

– Até teve gente que perguntou e vc… que souberam que tava trombando ele vira e mexe!

– Sei… tavam todos bem preocupados né? Mas ninguém foi se encontrar com ele… ligar… eu fui e tão doidinhos pra fofocar de mim também… Se preocupar é ir lá! É agir! Falar de preocupação só pra legitimar a falação é canalhice. Digam aí? Quantas vezes foram lá ver o cara?

– É … não consegui… mas tava pra…

– Parou! Eu que tenho visto ele já te digo: deu uma saída do eixo, mas tá melhor pra caralho! Pode dizer pros que tão falando por aí! Tá bom pra caralho!!!

– E se eu me desse muito mal? Tipo ficasse sem casa?

– Amigo é pra quê brother? Cê tá ligado! Aqui é nóis!

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

– Caraca parceiro!!! Tu não acredita!! Fui despejado pelo proprietário…

– Qual foi irmão??? O que pegou?

– Firma rateou… dono me tirou… tava pra rolar aquele trampo que o Orácio tinha me garantido pro mês retrasado.

– Ué?? Não rolou? Ele falou com certeza naquele dia…

– Até esquematizei a parada pra ele. Depois mandou aquelas eloquentes distopias “vem num vai” que “foi ficou” e mandou um valor bacana pro pré trampo, que não tem como não dizer que ficou justo e certo.

– Mas e agora? No quê tá pensando??

– Cara… queria perguntar se tua oferta pra ficar no quartinho tá de pé? Lembra? Mesmo dia que o Orácio falou do trampo…

– Lembro! Opa! Quando vai sair daí?

– Amanhã ou depois…

– Caraca… tá bem encima…

– Mas nem esquenta com arrumação e tal.

– Tu traria móveis e tal? Que aqui tá meio entulhadaço…

– Nada! Loquei mobiliado.

– Boa… é um adianto mesmo…

– Só!

– Bom… minha irmã que vai fazer as provas pra faculdade vai ficar aqui na semana que vem. Coisa de um mês por causa das provas. Minha prima vem com ela.

– Pode crer…

– Mas assim… cola pra cá depois de amanhã. Certeza! Arruma um esquema durante o mês que vem, quando minha irmã e prima estiverem aqui. Depois, pro ano… até normalizar… de boa! Lógico.

– Pô… legal irmão. Vou ver como vai ser e te falo. Ow? Tua prima que vem é aquela do carnaval? Que o Rico ficou de cara?

– É! Ela mesmo!

– Ela estudava na sala da tua irmã não era?

– Essa mesmo! Tanto que vão colar juntas pra essas provas… vestibular e pá…

– Cara… minha cabeça tá mesmo falhando ultimamente… achava que o Rico desencanou porque elas tavam cursando o 1º colegial… mas se estão vindo pro vestibular, já era o 3º…

– Elas devem ter mandado essa pra esquivar… (suadeira… desvio de olhar… movimento de esconder mãos… rápida ajeitada no cabelo… pés desviam a direção em relação ao outro… do cabelo para ajuste das calças… – tudo quase em simultâneo; tudo ocorrendo com entortada labial – pressão à esquerda… – e com aparente expressão de desconforto; ansiedade.

– Pra você ver como ando precisando ver esse lance… – sutil estufada de peito; riso contido de deboche, mas que se esconde para ser visto e deslocamento lento para a posição onde os pés do outro se direcionaram; voz muito sutilmente sarcástica e reerguendo a cabeça e o olhar após o sorriso e a 1ª fala, para olhar nos olhos e lançar com segurança – na minha cabeça elas é que chegaram chegando, mas o Rico e Betão tinham encasquetado com idade e com a chance de pegar mal contigo…

– Caraca! – praticamente saindo da conversa; sorriso fechado, de testa franzida e olhar penetrante de início (raivoso) e fugitivo ao iniciar a frase, após o sorriso dos dentes serrados – tem que ver mesmo a parada… te espero depois de amanhã lá! Qualquer coisa me fala. Valeu! Tenho que agitar umas paradas ai…

– Valeu! Te ligo então! – já rindo pela vã tentativa de seu “Amigo-pra-quê-brother-é-nóis” de se provar firme perante os valores que insiste defender e praticar.

Há certa frustração. Antes de ir já se sabe invasor…

Não há falta de ideologia.

Falta é ação consciente, responsável e consistente.

Ou não….

--

--

Gustavo Wiering

Mamífero comum. Sem rótulo, sem modo de usar. Arquiteto, curioso, interessado.